Brecha vulcânica

Rock type: 
Age: 
640 millions years

Brasil, Mato Grosso, estrada vicinal a 22km SW de Nova Xavantina. Afloramento em matacões de 5m x 7m.

Neoproterozoico, Cryogenian. Complexo metavulcanossedimentar Nova Xavantina.

Aspecto geral de brecha vulcânica, mostrando o fluxo piroclástico sílico-ferruginoso englobando os fragmentos líticos angulosos e arredondados de rochas ácidas.
Afloramentos de brechas ou aglomerados vulcânicos autoclásticos, métricos, deparados tanto dentro das caldeiras vulcânicas quanto nas suas imediações, extracaldeira, nas margens esquerda e direita do rio das Mortes. São blocos rochosos constituídos essencialmente por fragmentos líticos de natureza vulcânica e clástica. Essas rochas apresentam tanto estruturas de fluxo magmático com orientação dos clastos, como também em arranjo caótico, sendo algumas
vezes suportados pela matriz e outras suportados pelos clastos. A matriz é de composição sílicoferruginosa, com cristais bastante fragmentados e angulosos de quartzo imersos, variando de 0,5 – 5 cm, derivados da erupção do magma, podendo ser do cumulado da câmara ou um pedaço de magma resfriado na borda do conduto. Os fragmentos líticos são predominantemente de rochas ácidas angulosas, prismáticas e subarredondadas, de coloração róseo-esbranquiçada e com 3 a 40 cm de diâmetro. Consiste de amostras estranhas ao magma, coletadas pelo magma da parede do conduto ou pelo fluxo piroclástico na porção externa ao conduto. Vesículas e amígdalas preenchidas por quartzo euédrico e óxidos também são frequentes.

Referência bibliográfica: GEOLOGIA E RECURSOS MINERAIS DAS FOLHAS NOVA XAVANTINA SD.22-Y-B-IV E PLACA NATIVA SD.22-Y-A-VI, ESCALA 1:100.000, ESTADO DE MATO GROSSO, Marcelo Ferreira da Silva, Débora Regina Vieira dos Santos, João Olímpio Souza.

Comments

Add new comment

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.